SOBRE NÓS

Ngapa, expressão que deriva do tchokwe, língua falada em uma vasta região do nordeste de Angola, é uma palavra corriqueira entre os angolanos e no seu sentido vulgarmente partilhado, quer dizer feiticeiro.

Na sua mais ampla acepção, Npaga é a entidade que personifica um médium cuja missão é a de interpretar os enigmas do oculto, do fantasmagórico e descrever os fenómenos incompreensíveis para o comum dos homens.

Na revista Ngapa mobilizamos estes atributos para comunicar não apenas a realidade social angolana, mas a experiência do mundo actual, cada vez mais complexa, diversa e fragmentada, à luz das condições históricas e culturais deste povo. A consciência de que falamos a partir de contextos pós-coloniais, com uma história perpassada por palavras de ex-colonizadores, a sensação de habitarmos um mundo ficcionado e de sermos o resultado de textos construídos por outros, é a condição existencial que anima a nossa vontade em desconstruir epistemes hegemónicas e nossa disponibilidade em descobrir novos significados para lá das formas convencionais de abordar o social, o espiritual e o metafísico.

Na Ngapa estamos comprometidos em desafiar os limites dos cânones jornalísticos e a olhar para a realidade a partir da perspectiva que privilegia a diversidade, a multiplicidade das formas de expressão linguística, artística e em dar voz às performances inovadoras de realização existencial dos indivíduos e das coletividades. 

Afirmamos a nossa pretensão em contribuir para a multiplicidade e a diversidade de visões sobre temas da agenda pública angolana, e assumimos este compromisso na base da responsabilidade ética com a verdade, com a honestidade intelectual, com a autenticidade, com a liberdade de expressão e a integridade da informação e das suas fontes.

Pretendemos que a Ngapa seja um lugar em permanente ligação com a comunidade de leitores, aberta a sugestões e a críticas com o foco na melhoria, na inovação e na responsabilização dos seus conteúdos; e que ajude a proporcionar a formação de redes e a aproximação entre pessoas de várias gerações, credos, culturas e ideologias. 

A nossa jornada está focada em construir laços de inspiração e de conexão. Procuramos expandir mentes, fomentar conversas frutíferas e despertar mudanças positivas, com narrativas que seduzem, análises que iluminam e debates que incitam.

Estamos empenhados em construir pontes entre culturas, disciplinas e abarcar um amplo leque de perspectivas, criando um espaço para a troca de ideias e de colaboração criativa.